Seguro odontológico, como funciona? Vale a pena?
O seguro odontológico vai te proteger contra custos inesperados e problemas dentais e odontológicos. Aprenda como escolher e usar esse tipo de seguro.
O seguro odontológico oferece benefícios que podem ajudar a protegê-lo do alto custo do atendimento odontológico. Como os seguros odontológicos funcionam e o que eles cobrem pode variar significativamente, e é importante compreender a proteção que você precisa e que pode buscar nesses seguros.
Como funciona o seguro odontológico?
O seguro odontológico pode ajudar a reduzir o custo do atendimento odontológico que você teria que pagar por conta própria se não tivesse o plano. É assim que funciona a maioria dos planos odontológicos:
1. Você paga um prêmio
Geralmente é um valor mensal que você paga por ter o seguro odontológico. Se você obtiver cobertura odontológica por meio de um empregador, ela poderá ser deduzida do seu salário. Se você comprar um plano por conta própria, você paga o custo mensal diretamente à seguradora.
2. Pode haver um período de espera
Isso significa que você pode ter que esperar no máximo seis meses antes de ter cobertura para atendimento odontológico que vá além dos exames orais preventivos.
3. Você pode precisar de um dentista primário
Alguns tipos de cobertura de seguro odontológico podem exigir que você escolha um dentista primário. Este é o dentista que você consultará para quaisquer problemas, e eles coordenarão qualquer atendimento odontológico especializado que você possa precisar.
4. Dentro da rede ou fora da rede
Dependendo do plano que você adquirir, você pode ou não ser obrigado a consultar dentistas na rede do plano.
5. A frequência e as limitações são importantes
Estes termos de cobertura odontológica informam o que você está coberto e não coberto. Por exemplo, você pode fazer um exame odontológico sem custo e fazer uma limpeza a cada 6 meses. E, você só pode estar coberto por um número limitado de diferentes tipos de cuidados e tratamentos odontológicos, desde os cuidados básicos até os principais.
6. Seu seguro odontológico pode vir com uma ou mais franquias
Uma franquia é a quantia de dinheiro que você deve pagar do próprio bolso para atendimento odontológico antes que seu plano comece a compartilhar esses custos.
7. Outros custos associados ao seu plano
Depois de cumprir sua franquia odontológica, você e seu plano começam a compartilhar uma porcentagem dos custos do seu atendimento odontológico. Isso se chama cosseguro. Seu seguro odontológico também pode ter um máximo anual. Este é o máximo que seu plano pagará por atendimento odontológico em um ano de plano.
Depois disso, você pagará quaisquer custos adicionais pelos cuidados. Alguns planos também exigem que você pague uma pequena taxa no momento da visita ao dentista. Isso é chamado de co-pagamento.
8. O atendimento odontológico preventivo geralmente não tem custo
Isso significa que você faz um exame oral a cada seis meses, juntamente com certos tipos de radiografias de rotina. As crianças podem ter mais cuidados de rotina fornecidos como parte de seus cuidados preventivos. Isso é gratuito para você como parte do seu seguro odontológico quando você escolhe um plano com cuidados preventivos gratuitos.
9. Tipos de atendimento odontológico
Dependendo do tipo de plano odontológico escolhido, você pode ter mais ou menos cobertura para determinados tipos de atendimento odontológico. É por isso que é importante planejar com antecedência o tipo de atendimento odontológico que você e sua família podem precisar.
Por exemplo, se você espera precisar apenas de atendimento odontológico preventivo, talvez um plano odontológico básico que cubra principalmente atendimento odontológico preventivo seja suficiente. Se você espera precisar de coisas como coroas, canais radiculares, pontes, implantes, etc., um plano odontológico que cubra cuidados e tratamentos odontológicos mais especializados pode ser melhor para você.
O seguro odontológico de cobertura total pode custar mais em prêmios mensais, mas também ajudará a controlar suas despesas desembolsadas para procedimentos odontológicos caros.
Como escolher um seguro odontológico?
Existem algumas maneiras de obter um seguro odontológico:
Seu empregador pode oferecer cobertura odontológica como parte de seus benefícios de emprego. Em caso afirmativo, você pode solicitar isso durante a inscrição anual aberta.
Pode haver diferentes tipos de planos odontológicos que você pode escolher que podem ajudar a cobrir o tipo de atendimento odontológico que você espera precisar.
Se o seu empregador não oferecer seguro odontológico, ou se você perder o emprego ou trabalhar por conta própria, você pode comprar um plano odontológico por conta própria.
Qual a cobertura do seguro odontológico?
O que seu seguro odontológico cobre depende do plano que você escolher. Aqui estão os tipos de cobertura que você pode considerar ao comprar um plano odontológico:
1. Cuidados odontológicos preventivos
A maioria dos planos odontológicos cobre certos cuidados preventivos a um custo de $ 0. Isso geralmente inclui um exame odontológico e limpeza a cada seis meses, bem como certos tipos de raios-x da boca. Também pode haver cobertura para selantes, flúor e muito mais para crianças.
2. Cuidados restauradores
Isso inclui tudo, desde obturações para cáries e extrações de dentes, até canais radiculares, coroas, pontes, dentaduras e muito mais. Tratamentos como esses variam do básico ao maior. Quanto mais complexo e especializado for o seu atendimento odontológico, mais caro ele pode ser. Se você espera precisar de atendimento odontológico que vá além de seus exames odontológicos preventivos, convém explorar planos odontológicos que ofereçam mais cobertura para serviços restauradores como esses.
3. Atendimento ortodôntico
Esta área de especialização odontológica está focada na correção dos dentes e no alinhamento da mordida. Se você ou um familiar espera precisar desse tipo de atendimento odontológico, procure um seguro odontológico que inclua cobertura para serviços ortodônticos.
O que não é coberto pelo seguro odontológico?
Isso depende do tipo de plano de seguro odontológico que você escolher. Por exemplo, serviços odontológicos como pontes, coroas, dentaduras e canais radiculares podem não ser cobertos se você comprar apenas um plano odontológico preventivo. Aqui estão alguns tipos de tratamentos odontológicos que podem não ser cobertos:
Qualquer coisa cosmética, como clareamento dos dentes e facetas.
Aparelhos ortodônticos, como placas, alinhadores de dentes removíveis ou retentores, podem não ser incluídos em todos os tipos de planos odontológicos.
Se você estiver procurando por um seguro odontológico com benefícios ortodônticos, certifique-se de entender os detalhes de qualquer plano que esteja considerando.
Por exemplo, pode haver diferenças na cobertura dos serviços do ortodontista versus a cobertura dos aparelhos ortodônticos reais, como aparelhos ortodônticos ou contenções.
A chave para garantir que seu plano odontológico cubra certos tipos de tratamento é planejar com antecedência os cuidados odontológicos que você e sua família esperam precisar.
Franquia de seguro odontológico, co-pagamento, e cossegurado
Aqui estão os custos básicos associados à maioria dos planos odontológicos. Você vai querer ter certeza de entendê-los ao escolher um plano:
Uma franquia odontológica é um valor definido em reais que você deve pagar antes que seu plano odontológico comece a ajudar a pagar. Você pagará ao seu dentista por qualquer atendimento odontológico não preventivo até atingir a franquia deste plano.
O atendimento odontológico preventivo é coberto 100% pela maioria dos planos odontológicos, portanto, a franquia não se aplica a esses planos.
Co-pagamentos odontológicos são taxas que você pode ter que pagar quando visita um dentista. Normalmente você faz o co-pagamento no momento da visita. Pode contar para atender a sua franquia.
Cosseguro é o termo usado para descrever como você e seu plano odontológico compartilham os custos, uma vez que você cumpra sua franquia. Nos detalhes do seu plano odontológico, o cosseguro geralmente é mostrado como uma porcentagem do que você pagará em relação ao que seu plano pagará. Por exemplo, um cosseguro de 80%/20% significa que o plano paga 80% dos custos e você paga 20%.
Benefícios de um seguro odontológico
Os benefícios do seguro odontológico podem incluir:
1. Menores custos diretos para atendimento odontológico não preventivo
Sem seguro odontológico, você acaba pagando o custo total dos tratamentos e procedimentos odontológicos. A sua seguradora negocia com os dentistas da sua rede para lhe oferecer custos mais baixos. É assim que um plano odontológico ajuda a protegê-lo do alto custo do atendimento odontológico.
2. Cuidados dentários preventivos gratuitos
A maioria dos planos odontológicos cobre 100% para cuidados odontológicos preventivos de rotina. Esses planos incluem um exame odontológico, limpeza e alguns raios-x a cada seis meses. Para crianças, também pode incluir flúor e outros cuidados odontológicos preventivos pediátricos.
3. Uma boa saúde bucal também afeta outras saúdes
Uma boa saúde bucal pode ajudá-lo a identificar problemas de saúde antes que eles se tornem maiores. Durante o seu exame oral regular, o dentista não apenas limpa e lustra os dentes, mas também verifica toda a boca, garganta e língua em busca de câncer e outros problemas potencialmente graves.
Manter dentes e gengivas saudáveis também pode ajudar a evitar sérios problemas de saúde, como doenças cardíacas. Para problemas de saúde existentes, a má saúde bucal pode realmente piorar coisas como diabetes e doença arterial coronariana.
Ficou alguma dúvida? Deixem nos comentários suas perguntas!